Exsynutriment®: tratamento e blindagem para os cabelos pós-verão

Como garantir um tratamento seguro com ativos sustentáveis, de origem e procedência garantidas
1 de abril de 2021

Exsynutriment®: tratamento e blindagem para os cabelos pós-verão

por Dra. Renata de Ávila (CRM-SP 144129)

 

 

É hora de contabilizar os danos causados na pele e principalmente nos cabelos. Mar, piscina, sol, vento e a prática esportiva que leva a uma higienização ainda mais frequente dos fios, acabam por danificar os cabelos. Isso sem contar com os danos mecânicos (secadores, pranchas), térmico (exposição a altas temperaturas) e químico (coloração, descoloração). É por isso que o cuidado com o couro cabeludo e fios deve ser feito preferencialmente, por um médico especialista nesse tipo de conduta reparadora. A tração e os agentes aos quais esses fios são submetidos devem ser considerados no momento da recomendação de um tratamento médico.

Muitas vezes, o paciente tenta reverter esse quadro de desgaste da fibra capilar utilizando produtos industrializados mas que nem sempre irão agir na configuração do fio de forma correta. É por isso que, para reparação pós-verão, considero em meus protocolos, desde ativos que reequilibram a microbiota do couro cabeludo, até os que agem reparando a fibra capilar combinando sempre tratamentos inside (ativos orais) e outside (ativos tópicos).

A terapia inside consiste na combinação de ativos que agem regulando o organismo de forma geral agindo na promoção da saúde da pele e cabelos. É o caso da terapia de reposição de silício com Exsynutriment® – silício orgânico biodisponível estabilizado em peptídeos de colágeno marinho. Esse silício orgânico hidrossolúvel – componente de Exsynutriment® – é um elemento fundamental que se acumula na derme papilar promovendo a síntese de colágeno no folículo. Essa suplementação permite uma ancoragem eficiente dos fios diminuindo, assim, a queda e melhorando de forma expressiva a densidade capilar.

Costumo associar ao tratamento oral de Exsynutriment® o tópico Hydra.Sil®, silício orgânico ligado à molécula do pantenol. Hydra.Sil® que promove a hidratação capilar fortalecendo as cutículas internamente e protegendo o fio durante os processos químicos. O ativo fornece nutrientes essenciais para melhorar a força e resistência. Após algumas semanas de uso já é possível perceber a melhora na textura dos cabelos que ficam mais fortes, hidratados e saudáveis.

Sugestão de dosagem: Hydra.Sil® 2 a 5%. Exsynutriment® 200 a 600mg/dia.

Dentre os protocolos de tratamento de uso oral estão a combinação de ativos para ancoragem do fio e estímulo do crescimento além de fórmulas para fios finos e fragilizados (fortalecimento e redensificação). Para as prescrições outside escolho produtos com e sem enxágue. No primeiro grupo estão os shampoos de tratamento universal, condicionadores fosfolipídicos (que apresentam excelente carreamento de ativos) e ampola de tratamento de choque. Já para os sem enxágue estão o reparador capilar, leave on, tônico e bruma capilar reparadora.