Glicocálix nas funções pulmonar, óssea, cutânea e intestinal

Segurança em ativos
14 de maio de 2021
Depoimento: Silanol Biodisponível – Exsynutriment®
17 de agosto de 2021

Glicocálix nas funções pulmonar, óssea, cutânea e intestinal

por Luisa Wolpe – Nutricionista
e Rodrigo Granzoti – Biólogo e Nutricionista

 

O funcionamento das estruturas corporais depende, sobretudo, da integridade de seus componentes celulares. Atualmente, a literatura científica tem discorrido sobre o desenvolvimento de inúmeras doenças mediante as disfunções que são apresentadas em nossas células.

 

O Glicocálix é uma estrutura que compõe as membranas celulares de todas as células e sua função depende do tecido analisado. Porém, podemos descrever sua participação no mecanismo de proteção (barreira física), comunicação celular, sinalização celular e imunorregulação.

O Glicocálix também tem um papel relevante nas respostas inflamatórias. O estresse gerado nas células pode comprometer essa estrutura e elevar a síntese de mediadores inflamatórios. Fragmentos de Glicocálix (DAMPS – padrões moleculares associados ao dano) gerados pelo estresse podem ativar receptores de respostas inflamatórias nas células do componente imune ou até mesmo no tecido lesionado.

No pulmão, o Glicocálix é responsável por manter as estruturas alveolares intactas, participando ativamente das trocas gasosas. Doenças pulmonares podem levar à perda do Glicocálix pulmonar e comprometer a função respiratória.

Nos ossos, o Glicocálix é responsável pela mineralização do tecido. Quando estimulado, o Glicocálix estimula as células (osteoblastos) a depositarem sais minerais nesse tecido. Doenças como osteoporose têm relação com a perda da função do Glicocálix.

Na pele, o Glicocálix mantém a integridade da Matriz Extracelular. Os fibroblastos, células residentes na derme, interagem com o meio extracelular por meio dos seus Glicocálix, detectando a presença ou ausência de componentes da Matriz. O estresse causado na pele pode degradar o Glicocálix, reduzir a síntese de colágeno e prejudicar a arquitetura da pele.

No intestino, o Glicocálix funciona como barreira física, inibindo a passagem de inúmeros micro-organismos, além de exercer papel importante na retenção, absorção e biodisponibilidade dos nutrientes. A perda da função do Glicocálix do epitélio intestinal pode comprometer a absorção de nutrientes e contribuir para a disbiose.

 

A nutrição é fundamental para manter as estruturas celulares intactas. Exsynutriment® é o Silício Orgânico estabilizado em colágeno marinho e os estudos têm demostrado a importância desse nutriente na manutenção das atividades celulares. Recentemente, foi observada a importância do silício na manutenção e integridade do Glicocálix.

Desta forma, sugere-se a suplementação de Exsynutriment® com 200 a 300mg ao dia para a manutenção e melhora do Glicocálix