Na dermatologia temos a chance de aprendermos novas técnicas ou novas formas de tratamentos que se complementam. Sempre me dediquei ao trabalho científico para validar as mais diversas tecnologias que podem ser aplicadas em prol de uma pele mais saudável. Em um dos estudos avaliamos o uso de suplementos na melhoria da qualidade da pele e o nutriente em questão foi o Exsynutriment®.
Em uma imersão científica na Exsymol, detentora da molécula que deu origem ao ativo, localizada em Mônaco, tive a chance de conhecer as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de novas moléculas, todos os testes envolvidos desde a avaliação da segurança, estabilidade da estrutura química, biodisponibilidade e no laboratório de biologia molecular os testes in vitro e ex-vivo nas células-alvo. Outro fator importante é a interação entre compartimentos distintos que garantem um produto de uso seguro e com alta biodisponibilidade, um ponto importantíssimo quando falamos em suplementação oral.
No quesito de ativos tópicos os mesmos critérios e rigores farmacêuticos são utilizados pela Exsymol que tem a premissa de que tudo deve ser seguro no uso e que não deve gerar metabólitos tóxicos no seu processo de absorção ou degradação durante o seu uso. Glycoxil®, uma carcinina que tem uma ação antiglicante e desglicante, diminuindo o impacto dos malefícios causados pelo excesso de açúcares consumido, interferindo diretamente nos resultados dos procedimentos estéticos sejam faciais ou corporais, também é produzida pela companhia monegasca e possui o mesmo controle em todos esses processos.
A questão da energia celular é um ponto que precisamos nos atentar para ajudar o organismo responder de uma forma mais efetiva aos tratamentos onde Bio-Arct® (uso oral) e Arct-Alg® (uso tópico) biomassa marinha derivada da alga Chondrus crispus hibernada podem melhorar a produção energética e ao mesmo tempo diminuir o estado inflamatório com uma resposta superior à hidrocortisona. Aqui, amplio o meu olhar para novos suplementos que podem fazer uma grande diferença nos resultados dos tratamentos complementares na dermatologia.
Realmente, durante o período que tive a possibilidade de aprofundar conhecimentos por meio dessa imersão científica na Exsymol pude observar in loco a seriedade do trabalho com foco e cientificismo, levando a confiabilidade e segurança como metas principais.
Uma visão mais ampla foi possível ao participar do Congresso AntiAging de Mônaco onde os fillers, drug deliverys e skin booster estavam em evidência. Há uma preocupação em entender o ser humano com um todo. As aulas focavam na saúde cognitiva a questão da saúde intestinal, qualidade do sono, estilo de vida, meditação, uso de pré e pós-procedimentos e suplementos sendo abordados como completos no tratamento do envelhecimento saudável.
Em meio a tantos dados e conteúdos científicos tivemos a grata surpresa de ver nosso artigo (Evaluation of cutaneous rejuvenation associated with the use of ortho-silicic acid stabilized by hydrolyzed marine collagen; Petersen Vitello Kalil CL, Campos V, Cignachi S, Favaro Izidoro J, Prieto Herman Reinehr C, Chaves C.; J Cosmet Dermatol. 2017 Sep 20) ser referenciado em uma aula da sessão de nutricosméticos que avaliava o uso de silício orgânico, sendo Exsynutriment® citado como suplemento de uso oral. A valorização desse trabalho, além do empenho das autoras de demonstrar o resultado final dentro das normas norteadas pelo compromisso científico, teve o apoio incondicional da Biotec que, realmente, deu a atenção devida e adequada em todos os momentos da realização do mesmo.