Crescimento e Ancoragem dos fios

Por que suplementar e diferenciar a prescrição para cada paciente?
8 de novembro de 2017
Exsynutriment® & Nonychosine® V no tratamento de unhas fracas
28 de novembro de 2017

Nutrição funcional como tratamento efetivo para os cabelos

por Dra. Maria Fernanda Tembra*

Seja queda de cabelo, enfraquecimento ou afinamento dos fios, a procura por tratamentos médicos para recuperação da saúde e beleza dos cabelos é uma constante em meu consultório.

O paciente, ao reparar que o uso superficial de cosméticos, ainda que de boa qualidade em sua composição, não resulta num aspecto desejado, busca a ajuda de um dermatologista para resultados efetivos. Assim, em minhas prescrições são mais frequentes os protocolos que englobem tanto ativos orais quanto os de uso tópico tendo como alvo, sobretudo, um couro cabeludo saudável e cabelos brilhantes, fortes e resistentes. Fazem parte desse tipo de arsenal desde shampoos de tratamento, condicionadores fosfolipídicos e ampolas de tratamento de choque, até brumas capilares. No tratamento inside, ativos que ajudem na ancoragem dos fios e estímulo de crescimento estão sempre presentes.

Glycoxil®, Bio-Arct® e sem dúvida, Exsynutriment® como silício orgânico biodisponível são nutrientes funcionais recorrentes em meus receituários, seja para prevenir, tratar ou manter a qualidade dos cabelos.

O antiglicante e desglicante Glycoxil® protege as proteínas estruturais do cabelo, como o colégno, do excesso de açúcares que geram a glicação e dos produtos de glicação avançada (AGEs). Resultado: firmeza do couro cabeludo protegendo-o contra os radicais livres derivados das agressões externas como calor, sol, estresse e má ali- mentação. Já a biomassa marinha integral da alga Chondrus crispus, por apresentar composição rica em microminerais, confere às células e mitocôndrias a capacidade de aumentar a produção de óxido nítrico (NO). Bio-Arct® promove, assim, uma vasodilatação e um aumento do fluxo de nutrientes na região, deixando o bulbo capilar mais saudável e resistente.

Como terapia de reposição de silício prescrevo Exsynutriment®, silício orgânico biodisponível estabilizado em peptídeos de colágeno marinho. O silício orgânico hidrossolúvel, componente de Exsynutriment®, é um elemento fundamental que se acumula na derme papilar favorecendo a síntese de colágeno. O folículo, rico em colágeno, proporciona uma ancoragem de grande eficiência e, como resultado, diminui a queda do cabelo aumentando o fluxo de nutrientes no couro cabeludo. Desta forma, o processo permite o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora de forma significativa a densidade capilar. Esse silício garante resultado no tratamento pois apresenta característica de um ácido ortosilícico não polimerizado capaz de penetrar na barreira gastrintestinal.

Costumo prescrever os 3 ativos em dosagens variadas, de 300 a 600mg, dependendo do caso clínico. Cada paciente terá um tipo de resposta a esse estímulo, por isso, ele é tratado de forma personalizada. Em média, após 08 a 12 semanas já costumo notar melhoras significativas no aspecto geral do cabelo, incluindo o couro cabeludo.