Silício orgânico: seu importante papel no tratamento dos cabelos e unhas.

Exsynutriment® & Nonychosine® V no tratamento de unhas fracas
28 de novembro de 2017

por Dra. Fabia Oppido Schalch*

Cabelos e unhas frágeis são queixas frequentes nos consultórios dermatológicos. Uma das causas é o grande excesso de processos químicos realizados pela mulher brasileira, tanto nos cabelos quanto nas unhas.

As tinturas e alisamentos causam danos na camada de proteção do fio (cutícula) e no córtex. O excesso de uso de removedores de esmaltes e os próprios esmaltes podem ser causa de unhas frágeis, com o aparecimento de onicólise, onicorrexis e onicosquize. Dessa maneira, mesmo em pacientes bem nutridas, o uso excessivo das químicas nos faz buscar soluções para reverter esses danos.

Encontramos na literatura evidências do benefício do silício orgânico estabilizado em colágeno marinho na força tênsil e na elasticidade do cabelo e, também, na melhora da aparência e força das unhas.

O silício orgânico estabilizado em colágeno marinho é um dos principais compostos formadores da lâmina ungueal e sugere-se um efeito na estrutura da fibra capilar com possí-vel interação direta na queratina, já que o silício forma complexos estabilizadores com aminoácidos.

Na minha prática clínica, o uso do silício orgânico estabilizado em colágeno marinho participa da terapêutica oral dos casos de unhas frágeis e dos danos de haste adquiridos com excelentes resultados após 4-6 meses de uso. Participa também da terapêutica oral adjuvante de todas as causas de alopecias, pois há evidência científica do aceleramento da taxa de crescimento dos fios.

Como podemos ver, o silício orgânico estabilizado em colágeno marinho tem papel fundamental na terapêutica oral das alopecias, danos de haste adquiridos e unhas frágeis.

*Formada em Medicina pela FMABC. Residência em Dermatologia pela FMABC. Pós-Graduação em Cosmiatria , Laser e Cirurgia Dermatológica pela FMABC. Dermatologista pela SBD. Coordenadora do ambulatório de cabelos e unhas da UMC. Coordenadora do Curso em Extensão de Tricologia e Onicoses da UMC.